A FRENTE

MANIFESTO DE APRESENTAÇÃO

O Brasil vive uma das suas mais profundas crises. Isso se dá no aspecto econômico, social e político. E, infelizmente, nossas vidas seguem sendo definidas por uma minoria que nada produz. Os políticos corruptos controlam os governos, o Congresso Nacional, o Senado e as Câmaras de Vereadores. O Judiciário absolve bandidos de colarinho branco e manda para a cadeia negros e negras da periferia.

E a grande elite, brasileira e internacional, controla com o poder econômico a imensa maioria da classe política, do judiciário e da grande imprensa. Diante disso, o que fazer? O povo já deu demonstrações que tem condições de resistir. Protestos nas ruas, ocupações de escola, manifestações espontâneas pelas mais variadas bandeiras (luta por direitos, contra o racismo, o machismo, a homofobia). E os sindicatos, onde ficam? A desconfiança diante dos políticos também recai sobre o movimento sindical. Boa parte das entidades deixaram de lutar por suas categorias. Em troca de apoio aos governos de plantão, privilégios. Mas nem tudo está perdido.

Em nossa região temos um pequeno grupo de entidades sindicais que se pautam pela luta classista, que não se venderam. Entidades que se apoiam mutuamente em determinados momentos, mas que há alguns anos não têm conseguido se articular coletivamente para apresentar aos trabalhadores da região novas perspectivas de luta. 

A Frente Sindical Classista da Baixada Santista nasce com a missão de reverter este cenário. Mais do que lutar pelos direitos de nossas categorias, temos o papel de juntos desenvolver uma ação que unifique todos os trabalhadores, de todas as categorias, contra os ataques que estamos sofrendo. Se os ataques dos patrões e dos governos são articulados, por que a nossa resistência deve permanecer dividida por categorias? A capacidade de resistência dos trabalhadores depende da capacidade de articulação das categorias na organização de lutas conjuntas. 

Fortalecendo a consciência e independência de classe, a Frente Sindical Classista dá esse primeiro passo na Baixada Santista.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.